Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O LEÃO, O COELHO E A CORÇA - Por Nicéas Romeo Zanchett




O LEÃO, O COELHO E A CORÇA  
 fábulas
  Por Nicéas Romeo Zanchett 
                Como sabemos, o coelho é um animal pequeno e frágil, mas muito esperto; tão esperto que nem o leão consegue competir com ele. 
                Houve uma certa ocasião em que o leão roubou o filhote de uma corça, dizendo que era seu filho, e não queria devolver para a legítima mãe. 

                A corça, inconformada e desesperada, pediu auxílio aos animais da floresta, mas todos tinham muito medo de ir falar com o leão, que afinal é o rei. Ela então foi falar com um pequeno coelho, que lhe parecia muito esperto e astuto, dizendo-lhe: 
                - Senhor coelho, já chamei todos os animais da floresta para uma reunião amanhã em frente à minha casa. Iremos debater sobre os abusos que o leão está cometendo contra nós e conto com sua presença. 

                O coelho não lhe disse nada, mas, depois  que ela foi embora, escavou uma passagem subterrânea que ia de sua casa até uma saída bem distante, escondida entre os arbustos.  
                 No dia e hora marcados, os animais compareceram à reunião e, em conselho, depois de muito escutarem os argumentos contra e a favor, declaram que a razão devia ser do leão. Nenhum deles teve coragem de falar o que realmente pensava, pois tinham medo das possíveis represálias do leão, que lhes lançava olhares assustadores. 
                 Quando tudo parecia decidido, eis que se ouviu a voz do coelho gritando de seu esconderijo: 
                 - Trapaceiros medrosos! a corça tem razão, e o leão é um ladrão malvado e covarde!
                 Ao ouvir isso, o leão ficou furioso e lançou-se sobre o coelho, mas este escapou correndo pela sua passagem secreta e foi sair atrás do arbusto, desaparecendo completamente. 

                 - Há de morrer de fome, seu imbecil!, rugiu o leão. E ficou junto à casa do coelho esperando. Esperou, esperou e nada do coelho. Passaram muitos dias e o leão já estava fraco por não se alimentar, mas não queria ceder. Ele sabia que se saísse dali para procurar alimento, o coelho escaparia. 
                  E ali fico até morrer de fome, e então a corça pode finalmente ficar com seu filhinho. A partir daquele dia a floresta ficou mais segura e a corça e o coelho tornaram-se grandes amigos. 

Nicéas Romeo Zanchett 


                


Nenhum comentário:

Postar um comentário