Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O CÃOZINHO QUE ENFRENTOU O LOBO - Nicéas Romeo Zanchett

O CÃOZINHO QUE ENFRENTOU O LOBO 
Nicéas Romeo Zanchett 

                Havia um  lenhador que morava com sua linda esposa Lídia e seus dois filhos, João e Márcia, num bosque da Normandia. Sua esposa era muito dedicada e cuidava bem dos filhinhos. 
                Todos os dias, ao amanhecer, o lenhador saía para o interior do bosque à procura de lenha para vender na cidade. 
                 O bosque onde viviam era fechado e nele havia muitos animais perigosos. Por esse motivo, a mãe nunca deixava que seus filhos saíssem de perto dos seus olhos. O filho era moreno, de cabelos castanhos, tinha apenas oito anos e era muito inteligente; a filha era clara e com cabelos loiros como os da sua mãe, tinha apenas 10 anos e já era muito linda e esperta. 
                 Numa certa manhã, quando o pai saia para o trabalho, os dois pequenos insistiram tanto para acompanha-lo que, mesmo contrariada e preocupada, sua mãe acabou consentido. No seu coração havia um pressentimento que não lhe agradava, mas confiou que os anjos da guarda cuidariam de seus filhinhos. 
                 - Está bem! disse a mãe, mas levem o nosso cãonzinho totó com vocês; assim estarão mais seguros. 
                  - Mais seguros como? disse o pai. Totó é um cãozinho que só serve para comer e dormir; se pelo menos fosse um animal grande, poderia defender nossos filhos. 
                 Depois de prepararem um bom lanche, lá se foram bosque a dentro, sempre acompanhados de seu cãozinho de estimação chamado totó. O pai não tardou a se embrenhar na mata fechada, onde sempre tirava o sustento da família. Os dois filhos ficaram para trás, num campo aberto,  em companhia do cãozinho. 
                 O tempo passou sem que percebessem e, mesmo contrariando as orientações que receberam da mãe  para que não se afastassem muito,  os dois resolveram ir ao encontro seu pai. 
                 Foram caminhando por uma antiga trilha que o experiente lenhador costumava usar. Seu cãozinho lhes acompanhava de perto, sempre atento ao menor barulho. E lá se iam os três, sem a menor preocupação. 
                  Mas, de repente, ouviram um terrível uivo de algum animal da selva. Parecia o uivo de um cão muito grande. O cãozinho totó logo levantou as orelhinhas e ficou quietinho escutando; parecia estar tentando descobrir de onde vinha aquele assustador ruído. 

                 As duas crianças sentiram muito medo, mas sabiam que seu pai deveria estar por perto e, certamente, também estaria ouvindo o ruído daquele apavorante animal. Pensaram em voltar correndo para casa. No entanto, seu cãozinho totó saiu em disparada, rumo ao interior do bosque. Os dois temeram pela vida do pequeno animal, que, por certo, nem sabia o que estava fazendo e nem o que iria enfrentar. 
                 Resolveram que o melhor seria seguir o animalzinho para, e traze-lo de volta para casa, como estavam pensando fazer. Afinal, era a primeira vez que os três saíam para tão longe e o cãozinho, que lhes era muito querido, poderia correr algum risco e nem mais voltar. 
                 Mas eles não conseguiam acompanhar o totó, que corria muito rápido, pulando entre as plantas da floresta. Mesmo assim foram seguindo e, de repente, à sua frente estava um terrível lobo que os queria devorar. O animal era muito grande, e tinha dentes pontudos e perigosos; capazes de rasgar alguém em pedaços. O lobo, começou a rosnar de forma ameaçadora, e foi aproximando-se cada vez mais. Contudo, o que parecia impossível aconteceu; totó partiu em direção ao lobo para enfrentá-lo e defender seus donos.
                   Totó era uma cãozinho realmente muito pequeno, principalmente quando comparado ao tamanho de um lobo. Mas ele não se intimidou e aproximou-se da perigosa fera; parecia disposto a dar vida em defesa das crianças que amava. Apesar de pequeno, tinha uma vantagem, pois era muito rápido nos seus movimentos. A luta começou e o lobo tentava a todo o momento dar uma mordida fatal em totó, mas este sabia esquivar-se e sempre saia das investidas da fera. 

                  As duas crianças, diante daquela cena, estavam apavoradas e gritavam muito chamando pelo seu pai. 
                  Em pouco tempo, o lenhador, que ouvira os chamados dos filhos, chegou e foi logo enfrentar o perigoso animal. Trazia em sua mão uma machadinha que costumava carregar sempre consigo pela mata. Totó continuava lutando e o lobo agora tinha dois adversários a enfrentar. Não demorou muito para que o lenhador lhe acertasse uma machadada nas costas. A fera deu um terrível grito e caiu morta ali mesmo. 

                  Depois que o perigo passou, o pai das crianças foi tranquiliza-las, mas antes examinou os ferimentos que totó tinha sofrido durante a luta. O lenhador teve o cuidado de levar totó no colo até em casa, onde carinhosamente cuidou dos seus ferimentos. 
                  Todos da família amavam totó, mas nunca haviam imaginado que seria seu herói, e  o amor por ele ficou ainda maior. Era mesmo um maravilhoso e fiel companheiro que corajosamente combateu um lobo defendendo a vida de seus donos João e Márcia. Ninguém sabe o que teria acontecido, se totó não estivesse ali naquele momento.
                  A partir desse dia os dois filhos passaram a ficar sempre mais próximos da casa, onde sua mãe poderia lhes proteger de qualquer perigo. 
                  Totó, muito bem tratado, melhorou rapidamente dos ferimentos e nunca mais saiu de perto de seus protegidos. 
Nicéas Romeo Zanchett 
.
LEIA TAMBÉM >>>> LENDAS E CONTOS INFANTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário